domingo, 18 de julho de 2010

O porquê de ser vegetariana

Fui questionada muitas vezes sobre o porquê de ser vegetariana e tenho a certeza de que todos os vegetarianos já passaram por isso.
E acredito que a melhor forma de fazer as pessoas compreenderem é recorrendo aos animais de estimação. Se você ama um cachorro, por exemplo, pode perceber que o olhar dele é idêntico ao de um cavalo, ou então ao de uma vaca. É o mesmo olhar doce e muitas vezes angustiado por querer e não poder expressar o quanto estão sofrendo.
Quem tem pelo menos um restinho de ser Humano consegue entender o que os animais estão sentindo sem que sejam necessárias palavras. Sim, tento fazê-las entender que tanto o cãozinho quanto o gado choram e sentem dor.
Já ouvi barbaridades do tipo: 'Mas o gado foi feito para servir de alimento para os homens.' Não é contraditório, portanto, que muitas dessas pessoas achem um absurdo os chineses se alimentarem de carne de cachorro...?
Outras pessoas já me falaram que as plantas também sentem dor, e que portanto, eu não deveria me alimentar de verduras e legumes. Esse é um argumento aceitável desde que não seja utilizado por seres considerados racionais. É notável a diferença entre matar um animal e uma planta, tendo em vista que não podemos ver nem escutar o sofrimento desta...
Imagine-se sendo criado, vacinado e alimentado para que, certo dia, seja levado a um abatedouro, onde você passará por angustiantes momentos de sofrimento e angústia.. E, depois disso, sua carne será comercializada para que as pessoas possam comê-la e saciar suas vontades.
Acha isso absurdo?
Mas então por que não acha absurdo o que acontece com os criadouros de galinhas, porcos e gados, por exemplo?!
Estamos falando de seres que sentem, sofrem. A única diferença é que aqueles considerados por muitas pessoas como irracionais não conseguem gritar para todo o mundo o quanto são seres especiais..
Mas, graças a Deus, existem seres como eu, que não são dignos de serem chamados humanos, mas que tentam salvar o restinho de humanidade que ainda resta no mundo.
Como?
Propagando o vegetarianismo a todas as pessoas.

6 comentários:

  1. Mas, se você pensar dessa maneira dessa justificativa você não poderia comer muita coisa por exemplo: um bolo. Na hora de se preparar um bolo utiliza-se ovos, ovos é impedir 'uma provavel vida' não seria??? E mesmo assim você come bolo, salgados, tenho certesa e mais ainda tem o leite, que na hora da ordena se for feita de mal jeito pode causar dor na vaca e não por isso você deixa de consumir derivados do leite não é mesmo?? E mais as plantas como as vacas e outros são SERES VIVOS e você também se alimenta de vegetais não é??? Já foram feitos estudos que comprovam que plantas tem sentimentos, repare se uma planta começa a morrer, se você cuida-la de forma carinhosa e até conversar com ela, esta terá uma melhora significativa pois é um SER VIVO de acordo com a ciencia, e não pelo fato de ela NÃO GEMER, DEMONSTRAR como vc falou que essa dor não exista, que essa vida não seje interrompida. Por isso é muito radical da sua parte afirma desumanidade o ato de comer carne sim devemos respeitar opiniões mas, neste caso de radicalismo puro, não é conciencia ou humanidade e sim 'merchan'. A estudo veternário.. Animais antes de serem abatidos não podem sofrer muito e nem se agitar pois a quantidade em excesso de hormonio "adrenalina" podem estragar a carne, fazendo com que a mesma seje inapropriada para consumo. Sem falar que a carne faz parte da piramide alimentar tanto faz que você como vegetariana deve saber que tem que tem que repor os nutrientes provenientes da carne, e lembre-se para continuar com esse discurso tire os ovos o leite da sua alimentação, pois para ter essas materias primas causam dor...

    Não sei tambem se você sabe de onde surgiu o costume de chineses comerem cachorros, escorpião, gafanhoto, barata...Sera que você sabe?? Vou contar, em epocas de guerra a China como o Japão sofreram muuito por FOME, e as unicas coisas que naquela epoca tinha de alimento infelizmente eram esses animais então na fome foram obrigados a comer esses animais. Então foi passados de geração em geração.

    O que eu realmente concordo é que não é necessário maltratar animais, nada justifica a maldade, mas quando se faz de maneira correta e conciente isso não desumano como você disse, porque os proprios animais matam para comer, ou você acha que um leão vai ao supermecado comprar carne de soja??

    Enfim são coisas necessarias à vida, e o homem tem maneiras de fazer este dever sem tanto sofrimento, pergunte algum veterinario que frequente matadouros que lhe informará. Então continue com sua opinião coma o que quizer mas antes de chamar aqueles que comem carne de desumanos veja se você é realmente tão superior assim. E não use o nome de Deus em vão, e ainda para julgar de desumanos aqueles que consomem carne. Opiniões são sempre validas e respeitadas. Por isso você tem que respeitar os que optam por consumir carne.

    Portanto se quer fazer bem para a humanidade doe alimentos, plante arvores, ajude o proximo, não jogue lixo por ai, economize água, pois isso é mais grandioso do que um discurso preconceituso por quem opta por diferentes tipos alimentares!

    ResponderExcluir
  2. Respeito a sua opinião, apesar de não concordar com ela. Vamos por partes.. Você disse que a planta também tem sentimentos, o que eu não discordo. Mas você tem que concordar comigo que é diferente o fato de se matar uma planta e um animal. Se fossem tão iguais assim não se criariam cachorros, mas sim árvores! Quanto a eu comer vegetais, se trata de uma necessidade. Sei que eles também 'sentem', mas não posso viver sem seus nutrientes. Quanto a proteína da carne, encontrei outros meios de repor, como ovos e leite. E a respeito desse, sei que, se retirado de maneira errada, pode machucar a vaca sim. É bastante óbvil! Qualquer mulher que já amamentou sabe que é um processo dolorido. No entanto, essa dor não pode ser comparada com a angústia e o sofrimento de ficar em corredores esperando ter sua carne retirada. Quanto ao modo que o gado é abatido, é muito bonito na teoria, mas na prática, é completamente diferente do que deveria ser. “Se os abatedouros fossem de vidro pelo menos metade das pessoas deixariam de comer carne…” Essa foi uma frase dita por Paul McCartney e que me tocou muito. O abate dos animais é brutal, desumano e irracional. Portanto, esse 'estudo veterinário' que você disse foi provavelmente baseado em como deveriam ser os abatedouros, e não como realmente são.
    Quanto a alimentação na China, eu até levaria em consideração que se alimentam de carne de cachorro porque é uma tradição, mas, vivendo no mundo em que vivo, é impossível acreditar nisso. Em uma sociedade que evolui e progride a cada momento e que se preocupa cada vez menos com valores, não posso usar um acontecimento histórico para justificar essa matança.
    Continuo chamando todos os que se alimentam de carne de desumanos sim, porque não se pode chamar de humano um ser que mata um outro ser tão idêntico a ele se é possível evitar essa prática. E em relação a Deus, minha religião me permite dizer muito sobre Ele, inclusive que Ele é misericordioso e ama a todos os seres de maneira igual. Portanto, não estou usando o nome dEle em vão, mas sim passando adiante os seus ensinamentos.
    Concordo com você quando diz que devemos doar alimentos, plantar árvores, ajudar o próximo, não jogar lixo por aí e economizar água, mas acredito também que, se podemos preservar a vida de muitos vegetais, podemos também preservar a de muitos animais. E mesmo que você continue com esse pensamento basicamente teórico, eu continuarei usando todos os argumentos que eu puder para que cada vez mais pessoas se tornem adeptas ao vegetarianismo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de estar manifestando minha opinião, afinal "Posso não concordar com uma palavra que vc diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la", já dizia Voltaire. Então, gostei muito da sua postagem Thaís, e tenho algumas considerações a fazer. Concordo plenamente quando vc diz que comer carne é um ato desumano, e enfatizo tal verdade, afinal somos todos mamíferos. Há realmente estudos sobre os sentimentos dos vegetais, assim como a estrutura molecular da água sofre transformações de acordo com o estado de humor do ser humano que estiver próximo a ela. Na verdade o que ocorre nos criadouros de animais são verdadeiras torturas (assim como foram os judeus pelos nazistas), dos pintinhos são arrancados os bicos para que na condição de estresse em que se encontram não matem uns aos outros e não suicidem, os gados são criados em um mínimo de espaço possível afim de que não se movimentem e enrijeçam a musculatura (o que tornaria a carne dura, e ruim para o consumo dos "superiores humanos"), as vacas são mantidas em estado hormonal para produção constante de leite e têm seus mamilos quase arrancados com aquele instrumento de ordenha "tão delicado", seus bezerros logo devem ser afastados (afinal suas mães vítimas do capitalismo selvagem devem produzir leite para os humanos) e criados em minúsculos locais originando o baby-beef (a carne mais "gostosa", macia, saborosa, na verdade a carne de vitela é o músculo de um pequeno ser ainda)... além de tantas outras questões como o estresse no momento do abate, cuja adrenalina e endorfina liberadas enquanto ainda estão vivos e já mutilados (arrancado couro, patas...) é liberado na carne e, quando o ser humano consome adquire tudo isto (por isso as crianças estão adolescendo mais cedo, tendo descontroles hormonais, menarcas precoces, câncer ...).
    ...
    Tem uma questão de extrema relevância para mim: a destruição da floresta amazônica para criação de gado. Destrói a floresta, cria pastos (pois, não pode ter muita sombra de árvores, senão o gado não anda, só descansa e aí não consome a ração com hormônios "de engorda" - e aí não dá lucro). Outro fato é a plantação de soja nestes locais devastados e sabe para quê? Para servir de alimento para os gados. Com tanta gente passando fome no mundo, e com o preço relativamente alto da soja, ela serve de "comida para vaca" - legal não é?! Ah e para conseguir 1 Kg de carne de vaca é necessário 15l de água (que não serão repostos na mesma quantidade para o meio ambiente), além dos seus flatos e arrotos que destroem a camada de ozônio. Tem também os dejetos dos porcos que não recebem tratamento antes de ser jogado nos rios, resultado: poluição dos mananciais (da finita e disputada água potável). Poderia citar mais motivos e discorrer com maior profundidade sobre o tema.
    Mas, ao invés disto, sugiro aos leigos, que nada sabem sobre o tema, ou apenas tem a opinião de senso comum, uma visão alienada, claro fruto deste sistema CAPETALISTA (para não dizer capitalista) que assistam o documentário "A carne é fraca" e depois debata sim, mas com sabedoria, consciência crítica e reflexão.

    Parabéns pelo seu blog, Thaís. O mundo seria bem melhor se mais pessoas pensassem, assim como vc, não apenas engolissem o que é passado, mas refletisssem e tivessem a CORAGEM de mudar! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. os animais são "feitos" para serem comidos assim como os escravos nasciam para serem escravos, as mulheres para serem inferiores e diversas outras barbaridades que a historia nos mostra e que hoje vemos com preconceito e absurdo. será que essas pessoas que dizem que os animais "extra humanos" são "feitos" para serem mortos por nós não estão cometendo o mesmo erro? e pode ter certeza que algum dia outros olharão para a história passada e dirão como aqueles "seres humanos" eram inferiores!!!

    ResponderExcluir
  5. o incomodo é o pior de todos os sentimentos, pois aí que se começa a se descobrir errado ANGEL !!
    NÃO SE ALTERE! SOMENTE CONVERSE!! APRENDA COM OS ANIMAIS A SER MAIS PASSIVO!!
    VOCÊ CONHECE A THAIS DE ONDE? POIS VOCÊ SABE TANTO DOS HÁBITOS DELA!!!!

    ResponderExcluir
  6. ASSISTAM: "TERRÁQUEOS" E DEPOIS "A CARNE É FRACA"!!!

    ResponderExcluir